O relator do Orçamento, vereador do PDT Alan Brandão, se reuniu pela primeira vez, nesta terça – feira (25), com os vereadores e vereadoras de Teresina para discutir o Projeto de Lei Orçamentária do município para 2023, que chegou há 15 dias na Câmara Municipal.
Enquanto os parlamentares discutiam a destinação dos recursos, lideranças comunitários da região Sudeste da capital conversavam com o líder do prefeito na Câmara, vereador Republicanos Antônio José Lira, para reclamar da diminuição de recursos no Orçamento para a região. A presidente da Associação dos Moradores da Vila Deus Proverá, Maria do Deus Proverá, diz que não consegue entender porque secretárias que não fazem obras recebem mais recursos do que a SAAD Sudeste. Ela lembra que, igual a 2022, a região perdeu 5 milhões de reais na Lei Orçamentária Anual de 2023.
O vereador do PSD Ismael Silva também questiona a queda de valores no Orçamento em algumas secretarias, como a Secretaria de Esporte e Lazer e Secretaria da Juventude, enquanto outras secretarias, como a SEMGOV, tiveram aumento no repasse.
Segundo o líder do prefeito, Antônio José Lira, o motivo da queda dos recursos para a SAAD Sudeste é por causa das obras já concluídas na região.
Depois da reunião com os parlamentares, o relator Alan Brandão destacou a possibilidade de adequações no PLOA para que seja realocados mais recursos para a zona Sudeste. O PLOA para 2023 deve ser votado na CMT até a primeira quinzena de dezembro.